PARCERIAS
Uma singela homenagem aos parceiros que confiaram seus trabalhos, para novas coautorias, proporcionando uma enorme honra por essa oportunidade
- Bráulio Tavares: escritor, letrista, compositor, jornalista e pesquisador de literatura de ficção científica, é um dos mais tradicionais parceiros de Lenine, tendo suas músicas chegado nas vozes de alguns dos grandes nomes da música brasileira
- Ivan Santos: parceiro constante de Lenine, Zé Renato, Pedro Luis, e mais recentemente de Fred Martins e outros conhecidos nomes da música brasileira, ganhou (com Lenine) o Grammy latino em 2005 com a música “Ninguém Faz ideia”.
- Suely Mesquita: Cantora, compositora, letrista e professora de canto popular, e um dos grandes nomes da música brasileira e “carioca” atual. Parceira de grandes nomes da MPB como Zélia Duncan, Paulo Moska, Zeca Baleiro, Pedro Luis e outros mais, deu vida, com Edu Aguiar, a uma linda homenagem a ex-Vereadora Marielle Franco, assassinada em 2018
- Ferreira Gullar: nome que dispensa maiores apresentações, um dos grandes nomes da literatura brasileira de todos os tempos, tendo tido diversos poemas musicados por grandes artistas da nossa música, como Fagner e Milton Nascimento, entre outros.
- Roberto Bozzetti: professor de literatura, escritor e poeta, um exímio letrista, parceiro de artistas como Fred Martins, Paulinho Lêmos e Tunico Frazão. Já teve músicas de sua co-autoria interpretadas por intérpretes do calibre de Carol Saboya. Depois de mais de 3 décadas de amizade presenteou Edu com a letra poema de "Pode Ser Ilusão" para ser musicada
- Mandrake Wolf: uma das lendas vivas do rock uruguaio, foi o primeiro co-autor daquele País a trabalhar com Edu Aguiar iniciando com “Hombre Rana” a primeira de muitas parcerias que esperam ter juntos, no futuro. Autor de inúmeros discos, ao longo de uma trajetória de mais de 30 anos de música, é reconhecido como um dos mais importantes rockeiros daquele País. Seu trabalho mais recente “Mandrake Wolf y Los druidas” recebeu cinco Prêmios Grafitti da música uruguaia, em 2018, sendo que para o periodista “Ignácio Sanchez” do La Diária de Montevideo, diz tratar-se de um dos melhores discos de rock dos últimos tempos e a música “Hombre Rana” talvez a melhor música de todo disco
- João Cavalcanti: fundador do Casuarina, integrou a banda por quase 15 anos até sua saída, para carreira solo. É hoje um dos grandes compositores/letristas da nova geração de músicos surgidos nos últimos anos no Rio de Janeiro
- Arnaldo Brandão: fundador da Bolha, como músico acompanhou Gal Costa na boate Sucata, no show dirigido por Jards Macalé e Helio Oiticica, chegando a tocar no festival da Ilha de Wight (1970), foi baixista de Caetano na Outra Banda da Terra, e nos anos 80 fundou o Hanói Hanói. Foi parceiro de Cazuza (na música “O Tempo Não Para”) e é dele a música “Totalmente Demais” que foi sucesso na voz de Caetano Veloso.
- Luiz Tatit: Membro fundador do Grupo Rumo, um dos expoentes da vanguarda paulista ao lado de nomes como Itamar Assumpção, Arrigo Barnabé e outros. Algumas de suas músicas já estiveram nas vozes de artistas como Zélia Duncan, Ná Ozzetti, Lívia Nestrovski, Dante Ozzetti e muitos outros nomes mais. Em 2019, o Rumo retorna suas atividades com o lançamento de um novo disco
- Alex Madureira: grande guitarrista paraibano, nascido e criado em João Pessoa, e considerado por muitos como Monumento Cultural da música paraibana, participou de conhecidas bandas como a Flor de Cactus, e posteriormente integrou ainda a banda de Xangai, ao lado de Jacques Morelembaum e Mingo Araújo.
- Emmi Finozzi: uruguaia radicada na Espanha, prepara-se para lançar seu primeiro livro de poesias. Escreveu parte da letra de “Adelante”, outra das canções que estão em “Entropia”
- Adriano Nunes: poeta alagoano, autor de inúmeros livros e atualmente parceiro de músicos como Roberto Frejat, Mauro Santa Cecília, Chico Brown e responsável pelo texto da obra “Isadora Duncan” ao lado de Arrigo Barnabé.
- Alexandre Lemos: Compositor, produtor, e outro dos maiores letristas cariocas da atualidade, tendo diversos trabalhos em parceria com artistas como Fred Martins, Zé Rodrix, Tavito, Luhli, Lucinda e muitos outros
- Carlos Rennó: um dos letristas mais atuantes da música brasileira, também de São Paulo, com parcerias com quase meio mundo da MPB. Foi dele a letra da música “Escrito nas estrelas”, vencedora do Festival dos Festivais da Canção em 1985 . Além de letrista, é jornalista e escritor e entre seus principais parceiros estão Lenine, Arrigo Barnabé, Zé Miguel Wisnik e Tetê Espíndola.
- Li Vereza: escritora e poetisa fluminense, nascida em Niterói, autora de dois livros de poesia, iniciou a sua experiência na música ao escrever a letra para “Se (Há) Mar É” , uma das músicas de “Entropia”
- Julio Ludemir: de Recife, é escritor, roteirista, produtor cultural e letrista, idealizador e diretor da FLUPP (Feira Literária das Periferias), um dos maiores eventos culturais do Rio de Janeiro
- Pedro Osmar: cantor, compositor, músico cineasta, poeta e artista plástico paraibano, um dos fundadores do famoso grupo musical paraibano Jaguaribe Carne, algumas de suas composições já estiveram nas vozes de Elba, Amelinha, Zé Ramalho, Alceu Valença, Lenine e outros nomes da música nordestina, sendo um dos
maiores artistas da cultura paraibana de todos os tempos.
- Rossana Taddei: grande rockeira uruguaia, e uma das artistas mais atuantes da música local com anos e anos de atuação no cenário musical uruguaio, sendo um dos maiores expoentes artísticos musicais da atualidade naquele País. Com Edu Aguiar fez a letra da música “Paz”, como primeira de muitas parcerias mais que o futuro reserva para ambos.
- Fernando Cortizo: outro nome forte e atuante da atual música popular uruguaia, escreveu para Edu a letra de “Lamento de Agosto”, primeira experiência de coautoria entre ambos, que parece reservar também a possibilidades de futuros trabalhos em conjunto.
- Cecilia Stanzione: Cantora, autora e escritora argentina, radicada no Brasil desde 2009. Foi intérprete solista no grupo de Chango Farías Gómez. Participou de inúmeras produções discográficas, como “Al despertar”, de Mercedes Sosa. Em 2006, lançou seu primeiro Cd solo "Cada silencio", com arranjos do músico uruguaio Daniel Maza. Participou junto à Matias Arriazu, do Festival Internacional Tango Brasil (em dezembro 2013). Atualmente apresenta junto ao compositor e saxofonista Mário Sève, o CD autoral "Canción Necesaria" e o DVD “Samba errante”, com a participação de Ney Matogrosso (Núcleo Contemporâneo) e prepara seu livro “O canto emocional”. Desenvolve trabalhos como preparadora vocal de cantores e atores. Com Edu Aguiar compos até o presente momento a canção "Abrazo"
- Sarah Saba: Outro grande nome da Música Uruguaia atual,é uma das mais atuantes, talentosas e criativas artistas daquele País, com vários trabalhos de excepcional qualidade realizado ao longo dos anos e que vem através de "Ensueño" brindar a primeira parceria com Edu (que compôs a música), com a certeza de que outras novas parcerias acontecerão com o passar do tempo
- Lu Merico: Argentina radicada a muitos anos no Uruguai, é um dos nomes mais jovens e atuantes da música popular daquele país, com inúmeros trabalhos e shows realizados.
- Hugo Fattoruso: Um dos grandes nomes da cena musical uruguaia de todos os tempos, dotado de um virtuosismo ímpar, e já tendo tocado em várias partes do Mundo, ao lado de grandes artistas mundialmente famosos. No Brasil tocou e acompanhou artistas como Milton Nascimento, Geraldo Azevedo, Chico Buarque, Djavan e outros mais. Junto com Edu Aguiar fizeram "Habanera" , a primeira parceria de ambos.
- Marcella Ceraolo : Um dos novos nomes do cenário musical pop/rock uruguaio. Atualmente residindo em Mallorca. Iniciam em 2020, um projeto de muitos temas em parcerias, começando com "Mundo Interior" cujo single co-produzido pelos dois, tem lançamento previsto para o verão de 2021.
- Edú Pitufo Lombardo: Um dos grandes e mais ecléticos artista contemporâneo do Uruguai, tradicional compositor popular e de murgas, naquele País, compôs com Edu Aguiar a música "Mirar Adentro", primeiro trabalho conjunto de ambos.
- Eduardo Mauris: Um dos grandes guitarristas uruguaios da atualidade, já tocou e acompanhou alguns grandes artistas daquele País. Um aficcionado pela música instrumental, do qual inclusive já possui disco gravado, ele inicia agora com Edu Aguiar um trabalho de parcerias novas, primeiramente nos arranjos de "Rio Adentro", novo disco a ser produzido em 2021, e em paralelo, num outro projeto que acabou trazendo um novo desafio para Edu Aguiar, que é a oportunidade de adentrar-se também, com parcerias entre ambos, na música instrumental, o qual Edu sempre admirou, e que a tantos e tantos anos segue como um apreciador.
- Pippo Spera: Outro gigante da música popular uruguaia, esse ítalo-uruguaio atualmente vivendo ao sul de Barcelona, é uma das figuras mais emblemáticas e referência na música uruguaia. Parceiro de artistas como Eduardo Mateo e Urbano Moraes, entre muitos outros. No Brasil já fez parcerias com nomes como Geraldo Azevedo e Milton Nascimento, e já teve seus temas cantados nas vozes do próprio Geraldo, como também por Dori Caymmi e outros artistas da MPB.
- Fernando Villalba: Poeta e escritor uruguaio, parceiro musical de vários artistas daquele País. Estudou Literatura, Roteiro Cinematográfico e Música na Universidade Federal de Minas Gerais e depois na USP. Em 2008 foi finalista do Prêmio Planeta, um dos mais importantes da literatura mundial, que inclusive já teve entre seus vencedores dois Prêmios Nobel de literatura (Mario Vargas Llosa em 1993 e Camilo José cela em 1994) , divide com Edu Aguiar algumas parcerias recentes entre ambos, e outras mais que já estão a caminho, prometendo uma parceria profícua entre ambos.
- Nico Ibarburu: Outra referência musical do Uruguai, tendo tocado com alguns grandes nomes da música local, bem como na Argentina quando tocou para o Fito Paez, entre outros. Também um grande compositor e que além disso tudo, atualmente dedica-se a uma infinidade de projetos em paralelo, de diferentes formações e estéticas musicais, todas oferecendo sempre a possibilidade de apreciarmos sua incrível sensibilidade como artista e seu virtuoso manejo como instrumentista, bem como compositor. Junto a Edu Aguiar e a Romina Vale, fizeram "Tu Voz" como pontapé inicial de possíveis outras futuras co-autorias.
- Carlos Gómez: Como violonista e co-arranjador da música "Adelante", já acompanhou Edu Aguiar no disco "Entropia". Vem formando com Edu uma parceria musical promissora, confeccionando novas músicas, e já tendo juntos, nesse momento, dois temas em co-autoria.
- Ro Vayone: compositora, letrista e cantora argentina, com um trabalho musical extremamente bonito e criativo, ela vem atuando em diversos projetos próprios ou junto a vários outros artistas locais, entre os quais Mono Fontana. Escreveu parte da letra da música “Tu Voz” a Nico Ibarburu, e já tem perspectivas de novas parcerias surgirem com Edu Aguiar, para muito proximamente. Pelas poesias que escreve, Edu a considera como uma “Pizarnik da Música”.
- Florencia Ruiz: aclamada artista argentina, conhecida internacionalmente em vários países, inclusive no Japão, empreende um dos mais criativos trabalhos musicais na Argentina atualmente, além de ser uma das parceiras mais assíduas de Mono Fontana nos dias atuais, empreendendo vários projetos com aquele artista. Dona de uma identidade musical muito própria, exímia guitarrista e dona de uma voz única. Com Edu Aguiar fizeram recentemente a 1ª. parceria de ambos, na música “Corazón”, que por questão do fator tempo, por pouco não esteve no disco “Río Adentro”.
- Fred Martins: artista brasileiro, residindo já a alguns anos em Portugal, é quase que um purista, discípulo e descendente direto da bossa-nova, com vários discos lançados até os dias de hoje. Com Edu Aguiar compuseram a 1ª. parceria juntos do qual posteriormente uma letra de Luiz Tatit a complementariam na música “Desta Vez”, e atualmente já há uma nova canção sendo preparada em parceria com ambos
- Francisco Lapetina: um dos mais atuantes artistas uruguaios do momento, com um trabalho de vanguarda muito interessante, e já algum tempo com vários projetos de cunho pedagógico junto a crianças de várias escolas públicas espalhadas ao longo do Uruguai, no conhecido projeto “Hornero Migratório”. Como músico ainda, atuou em vários conjuntos que se tornaram conhecidos ao longo dos tempos, entre os quais “Antena” e “Plaza Sésamo”.